PROJECTOS

Projecto 1 | Atlas Etnobotânico de Portugal
Este projecto de ciência cidadã permitirá construir um atlas digital etnobotânico, que contruibuirá para conhecermos a riqueza e diversidade botânica e cultural de Portugal.[Projecto de Ciência Cidadã. Saiba como participar, aqui]
Coordenação Equipa da Cátedra em Etnobotânica

Projecto 2 | Etimologia da Flora Portuguesa
O estudo etimológico dos nomes científicos das plantas da flora de Portugal, nativa e naturalizada, contribuirá para facilitar a compreensão do significado dos mesmos e, simultaneamente, apoiará os estudos de botânica clássica e aplicada.
Coordenação Luís Carvalho, Maria de Fátima Sousa e Silva

Projecto 3 | Cante de Improviso com Viola Campaniça
Este projecto deseja contribuir para o estudo da cultura material, relacionada com as plantas, subjacente a esta tradição regional, nomeadamente as madeiras utilizadas na construção de instrumentos e as diversas heranças culturais relacionadas com este legado. O primeiro livro deste projecto está aqui; o primeiro artigo está aqui.
Coordenação Ana Paula Figueira

Projecto 4 | O Espinho e a Cruz
Neste projecto, far-se-á o inventário e o estudo das peças religiosas, de origem vegetal, que, em Portugal, estão tradicionalmente ligadas aos instrumentos da Paixão e Morte de Cristo, nomeadamente as relíquias do Santo Lenho e da Coroa de Espinhos.
Coordenação Luís Carvalho

Projecto 5 | As Viagens do Coco-do-Mar
O coco do mar (Lodoicea maldivica) foi o mais precioso objecto que as naus portuguesas trouxeram do Oriente no século XVI. Este projecto fará o inventário e estudo dos cocos do mar integrados em colecções portuguesas.
Mais informação sobre esta semente, aqui.
Coordenação Ana Rosa, Sara Albuquerque, Luís Carvalho

Projecto 6 | Etnobotânica do Alentejo
O inventário e o estudo da cultura material e imaterial de matriz botânica são os objectivos deste projecto, que estuda a herança etnobotânica da área na qual a Cátedra se encontra sediada.
Coordenação Vera Gonçalves, Filipe Barroso

Projecto 7 | Jardins Encantados
A Cátedra colabora com o projeto «Cultivar – Sustentabilidade Global», integrado no programa «Beja Educa + Sucesso Escolar», no qual se promovem práticas de conservação de recursos naturais, através da Educação Ambiental, no cumprimento dos 17 Objectivos do Desenvolvimento Sustentável (Agenda Sustentável da ONU).
Coordenação Paula Tareco Nozes

Projecto 9 | Emblemática e Botânica
A Emblemática reúne distintas ciências, como a Heráldica, a Falerística, a Sigilografia, a Vexilologia e o Ex-librismo, que são convocadas a identificar e explicar signos presentes em vários suportes. Vivendo de signos com simbologias próprias, a Emblemática recorre, desde sempre, a elementos da Natureza, como as árvores e as plantas.
O nosso projeto desenvolverá atividades destinadas a demonstrar a utilização da botânica na Emblemática, privilegiando, numa primeira fase, a heráldica, a falerística e o ex-librismo.
Coordenação Ana Cristina Martins, Segismundo Ramires Pinto, Vítor Escudero, José Sesifredo Estevéns Colaço

Projecto 10 | Flora Musical
Este projecto aborda as relações entre música e botânica, sendo esta última uma protagonista central de canções e outras peças, vocais ou instrumentais. Através de cursos e palestras, pretende-se explorar a singularidade, riqueza simbólica e o contexto histórico-social das referências a árvores, flores e plantas várias, através das soluções e propostas musicais de diversos compositores, ao longo da história.
Coordenação: Bárbara Villalobos

Projecto 11 | A Persistência da Memória
Projecto de história oral, para recolha de memórias, sobre plantas que marcaram um momento ou uma vida.
[Projecto de Ciência Cidadã. Saiba como participar, aqui]
Coordenação Equipa da Cátedra em Etnobotânica

Projecto 12 | Eurípides na Arcádia
Projecto que revisita as obras de Eurípides, para estudar as plantas utilizadas pelos gregos e por outros povos do Mediterrâneo Oriental.
Coordenação Leonor Rocha

Projecto 13 | As Calendas de Maio
Neste projecto, estudaremos as tradições populares ligadas ao mês de Maio e aos antigos ritos que decorriam na Primavera e no início do Verão.
Coordenação Equipa da Cátedra em Etnobotânica

Projecto 14 | O Museu Imaginário
Este projecto tem por objectivo fotografar e disponibilizar on-line todo o acervo do Museu Botânico do IPBeja, incluindo a colecção de fotografias históricas.
Coordenação Humberto Chaves, Luís Carvalho

Projecto 15 | PERVASIVA
Botânica e Criação Artística
Neste projeto, revisitaremos as residências – jardim de artistas em contexto nacional, estudaremos os seus processos criativos e as suas ubíquas plantas. Com um artista visual/fotógrafo perscruta-se a estética de jardim como espaço-suspensão, e como potência criadora.
Coordenação Rita Dias
[Foto Maria Lino | Trancoso]

Projecto 16 | O Ouro Branco da Saxónia
Este projecto regista e estuda a evolução das representações da natureza, em especial plantas, na porcelana de Meissen, a primeira a ser produzida na Europa.
A fábrica de porcelana de pasta dura de Meissen foi inaugurada em 1710.
Coordenação: Luís Carvalho

Projecto 17 | Imagens e Pigmentos da Flora do Alentejo
Este projecto tem por objectivo investigar a sensibilidade dos pigmentos naturais, da Flora Alentejana, e a sua possível aplicação em processos alternativos de impressão fotográfica. Os métodos serão desenvolvidos em oficinas experimentais de partilha e troca de saberes com a comunidade. Os resultados apresentados numa exposição coletiva.
Coordenação Vera Gonçalves, Filipe Barroso

Projecto 18 | Verde Seco
Considerando a forte relação que as plantas têm com as pessoas e a dificuldade em encontrar materiais didáticos que contribuam para a aprendizagem dos alunos sobre esse tema, o objetivo deste projeto pedagógico multidisciplinar
é promover, em contexto de ensino-aprendizagem, a literacia científica, valorizando o Saber Botânico.
Coordenação: Rita Dias, Salomé Castanhas
[Foto Elena Heatherwick]

Projecto 19 | W.Box.Project - A Caixa de Ward
Este projecto do laboratório IN2PAST desenvolve-se em torno da caixa de Ward, uma estufa portátil que facilitou a circulação de plantas entre continentes. A estufa é aqui utilizada como objeto pedagógico de divulgação da História da Ciência, integrada em oficinas escolares que se desenvolvem no âmbito de um Plano de Intervenção Pedagógica, promotor do diálogo interdisciplinar e intergeracional.
Coordenação Sara Albuquerque

Projecto 20 | Ecologia e Toponímia do Alentejo
Este projecto revisita a toponímia e a heráldica alentejanas, na procura de plantas e das inúmeras histórias que as mesmas nos podem contar sobre a ecologia e a história cultural da região.
Coordenação Projecto de Ciência Cidadã coordenado por Carlos Vila-Viçosa e Luís Carvalho
Saiba como participar, aqui

Projecto 21 | Attempting Plants
Através do reino vegetal, de fotografias que retratam essa mundividência, refletir sobre a vida, sobre o belo, sobre o ruído, sobre as coisas, sobre os seres, sobre a arrumação do mundo. Procurar-se-á nos binómios: Natureza/Ausência (o mundo natural, disponível para a descoberta) e Natureza/Presença (o povoamento vegetal e as cidades, os jardins domésticos e a ressignificação das formas vegetais pela Arte) vestígios de unidade e coerência, um fio condutor, uma lógica de povoamento, de sobrevivência e de afirmação de vida [Fotografia de Francisco Gomes]
Coordenação Rita Dias, com Duarte Belo e Francisco Gomes (Fotógrafos)

Projecto 22 | Turismo Botânico
Neste projecto, estudaremos percursos botânicos que possam ser integrados em rotas de turismo de natureza para, assim, contribuirmos para o conhecimento e a valorização da flora nativa do sul de Portugal. Especial atenção será dada a árvores monumentais ou conjuntos arbóreos com relevância cultural para a região.
Coordenação: Víctor Figueira

Projecto 23 | OrquiDeusas
Este projecto aborda a temática da ecologia e da biologia da polinização das orquídeas, uma das famílias mais diversas entre as angiospermas. Estudar-se-ão orquídeas que desenvolvem estratégias reprodutivas mais articuladas, fascinantes e complexas do reino vegetal. Também se inclui o estudo da simbologia das orquídeas na arte, para uma compreensão mais profunda do significado cultural e artístico dessas plantas encantadoras.
Coordenação Fabiana Esposito

Projecto 24 | Linguagem, Medicina e Plantas
Pesquisa linguística em obras médicas impressas em português, com início no século XVIII, oferecidas em formato de um corpus on-line. A investigação visa estabelecer a estrutura de um hiperdiccionário de epidemiologia histórica luso-brasileira, conectando bases de dados em português. www.ufrgs.br/textecc/terminologia [apoios CNPq e FAPERGS]
Coordenação Maria José Bocorny Finatto
.png)
Projecto 25 | Tesouro Botânico
O Museu do Tesouro Real (Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa) conserva joias, insígnias e objetos preciosos da monarquia portuguesa, nos quais se encontram representados inúmeros elementos de matriz botânica. Este projecto, procura identificar essas representações vegetalistas, estudar o seu simbolismo e desenvolver actividades em redor da história do uso cultural das plantas na ourivesaria. Os resultados do estudo são aplicados na génese de visitas temáticas e em publicações científicas e de cultura científica (um exemplo, aqui).
Coordenação Margarida Barros, Mariana Fernandes

Projecto 26 | Máscaras e Trajes dos Caretos de Podence: Etnobotânica, Sustentabilidade e Cultura
Os Caretos de Podence são uma tradição carnavalesca portuguesa, símbolo da cultura do nordeste transmontano, reconhecida como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO em 2019. Com este projecto, pretende-se estudar a relação entre esta manifestação cultural e o uso de elementos naturais que integram ou sustentam a sua prática ao longo do tempo.
Coordenação Cláudia Maria Martins Salgado, Ana Paula Figueira (Foto: Rui Rodrigues)

Projecto 27 | Verde Subterrâneo: Etnobotânica e Trabalho Mineiro
Este projecto estuda a relação histórica entre plantas e as actividades humanas associadas à extracção de recursos minerais. Esta associação pode ser entendida com base na forma como a utilização dos recursos vegetais contribuiu para a formação das identidades culturais, das práticas tradicionais e das simbologias ligadas ao território. Através do estudo de casos, procura-se revelar a adaptação ao território, assim como a criatividade das comunidades na potencialização dos recursos disponíveis.
Coordenação Ana Cristina Marques Encarnação, Ana Paula Figueira (Foto: Arquivo do Município de Aljustrel)

Projecto 28 | Jardim Sensorial
O projeto propõe a criação de um jardim sensorial no Centro de Paralisia Cerebral de Beja, para complementar terapias e promover o bem-estar, o relaxamento e a estimulação sensorial. O espaço reforça a ligação com a natureza e inclui jardinagem adaptada, incentivando a motricidade e a participação social. Elementos visuais, táteis e aromáticos estimulam a percepção sensorial. Atividades como passeios e personalização de recantos promovem a criatividade e a expressão individual. Avaliações periódicas monitoram o impacto na qualidade de vida dos participantes.
Coordenação Guadalupe Almeida

Projecto 29 | PLANTASIA
Projeto artístico inspirado nas plantas imaginadas de Raphael Bordallo Pinheiro, onde tradição e inovação se cruzam num encontro singular. Materializa-se numa residência artística e numa promenade literária, inseridas num espaço-jardim em Portugal, culminando em Exposição Final, promovendo o diálogo entre a identidade cultural portuguesa e a criação contemporânea.
Coordenação Rita Dias

Projecto 30 | Microexposições: Plantas, Sabores e Aromas do Mundo
Microexposições dedicadas à diversidade cultural, científica e histórica das plantas. Cada exposição ajuda-nos a redescobrir o uso das plantas na culinária, medicina e tradições culturais. O projeto deseja aproximar o saber académico da vivência quotidiana, promovendo o encontro entre o conhecimento científico e o saber popular, através de experiências acessíveis, educativas e inspiradoras.
Coordenação Maria de Lourdes Pereira (Univ. de Aveiro)